sábado, 25 de setembro de 2010

pigmentos

Substâncias coloridas, sendo algumas constituintes normais das células (ex. a melanina), enquanto outras são anormais e se acumulam nas células em determinadas circunstâncias. Podem ser exógenas, originando-se fora do corpo, ou endógenas, sintetizado no próprio corpo.

Pigmentos Exógenos
A inalação das agregados de proeira de carvão em trabalhadores de carvão podem causar uma reação fibroblástica e até mesmo enfisema, causando uma grave doença pulmonar conhecida como pneumoconiose dos carvoeiros. A tatuagem é uma forma localizada de pigmentação exógena da pele.
Pigmentos endógenos

A melanina: é o único pigmento marro-escuro endógeno, é formado quando enzima tirosinase catalisa a oxidação da tirosina em diidrofenilalanina nos melanócitos.

Hemossiderina: resultado da polimerização do grupo heme da hemoglobina, a hemossiderina é uma espécie de armazenagem do íon ferro cristalizado. Este se acumula nas células, principalmente do retículo endotelial. É originada da lise de hemácias, de dieta rica em ferro ou da hemocromatose idiopática (alteração da concentração da hemoglobina nos eritrócitos).Sua cor é amarelo-acastanhado.

Bilirrubina: é o produto da lise do anel pirrólico, sem a presença de ferro. Conjugada ao ácido glucurônico pelo hepatócito, a bilirrubina torna-se mais difusível, não se concentrando nas células que fagocitam hemáceas, o que provoca um aumento generalizado desse pigmento, denominado de icterícia. Tem sua origem nos casos de lise hemática, de doença hepatocítica ou de obstrução das vias biliares. Acredita-se, hoje, que a bilirrubina seja originada da hematoidina, pigmento que se cristaliza próximo às hemácias rompidas.

Nenhum comentário:

Postar um comentário