sábado, 14 de agosto de 2010

O que é patologia?

Patologia ( do grego pathos=doença, sofrimento, e logo= estudo, doutrina), é a ciência que estuda as causas das doenças, os mecanismos que os produzem, os locais onde ocorrem e as alterações morfológicas e funcionais que apresentam.
O conjunto de alterações morfológicas, moleculares e/ou funcionais que surgem nas células e tecidos após agressões é chamado de lesões ou processos patológicos. Os agentes agressores têm como principal alvo macromoléculas responsáveis por funções vitais das células. Muitos das alterações morfológicas celulares, surgem em conseqüência de modificações na estrutura das membranas, do citoesqueleto e de outros componentes, além do acúmulo de substâncias nos espaços intercelulares. A ação dos agentes agressores se faz por dois mecanismos:
• Ação direta, Por meio de alterações moleculares que resultam em modificações morfológicas;
• Ação indireta, Através de mecanismo de adaptação ou defesa, que quando acionados para neutralizar ou eliminar a agressão, induzem alterações moleculares que resultam em modificações morfológicas. Portanto, o sistema imunológico (de defesa) quando ativado podem provocar lesões no organismo.

Um comentário: