Falta de oxigênio:
A hipóxia, que significa deficiência de oxigênio, causando lesão celular pela redução da respiração aeróbica oxidativa, é uma causa extremamente importante e comum de lesão e morte celular.
Isquemia é a perda do suprimento sanguíneo devido à obstrução de fluxo arterial ou redução de drenagem venosa de um tecido. Conseqüentemente tecidos isquêmicos são danificados mais rápidos e severamente do que tecidos hipóxicos , pois a isquemia compromete não apenas o suprimento de oxigênio mas também de substratos metabólicos, incluindo a glicose que normalmente é fornecida pelo sangue circulante.
Trauma mecânico, temperaturas extremas (queimadura ou frio intenso), mudanças bruscas na pressão atmosférica, radiação e choque elétrico.
Agentes químicos
Substancias que nos acompanham diariamente; poluentes do meio ambiente ou do ar, inseticidas e herbicidas; ameaças industriais e ocupacionais, como o monóxido de carbono; estímulos sociais, tais como o álcool e narcóticos; a crescente variedade de drogas terapê
uticas e até substancias simples como a glicose ou o sal que quando em concentrações hipertônicas podem causar lesão celular dir
etamente ou pela alteração da homeostasia eletrolítica das células (estado estável, capaz de lidar com exigências fisiológicas normais).
Agentes Infecciosos
Esses agentes variam de vírus submicroscópicos a grandes soli
tárias. Entre eles estão riquétsias, bactérias, fungos e formas mais desenvolvidas de parasitas.
Reações imunológicas
Apesar de o sistema imunológico ter a função essencial de defesacontra agente
s infecciosos , as reações imunológicas podem, de fato,causar lesão celular. As reações anafiláticas e as reações aos auto-antígenos são responsáveis por várias doenças auto-imunes.
Distúrbios Genéticos
A lesão genética resulta em
um defeito tão grave como uma malformação congênita associada com a Síndrome de Down, causada por uma anormalidade cromossômica, ou tão sutil a ponto de reduzir a vida dos eritrócitos devido a substituição de um único aminoácido na hemoglobina S, na anemia falciforme. Os vários erros inatos do metabolismo decorrentes de anormalidades enzimáticas, geralmente a falta de uma enzima, são excelentes exemplos de dano celular causado por uma alteração em nível de DNA. As variações na composição genética também podem influenciar a suscetibilidade das células a lesões por substâncias químicas e outros ataques ambientais.
Desequilíbrios Nutricionais
Deficiências protéico- calóricas causam um número impressionante de mortes, especialmente na população de baixo poder aquisitivo. Deficiências de vitaminas específicas são encontradas em todo o mundo.probolemas nutricionais podem ser causados pela própria pessoa, como no caso da anorexia nervosa ou da desnutrição auto-induzida.Ironicamente, excessos nutricionais também se tornaram causas importantes de lesão celular. O excesso de lipídios predispõe à aterosclerose; e a obesidade é a manifestação da saturação de algumas células do corpo com gordura.Doenças metabólicas como o diabetes também causam lesão celular grave.
meu deus esta ultima foto esta incrivel kkkkkkkkkkkkkkkkk
ResponderExcluirata
ExcluirMuito boa explicação
ResponderExcluirTudo otimo
ResponderExcluir